quanto custa contratar um advogado?
Seguindo a vocação do nosso blog, que é trazer informações úteis e de fácil compreensão, que tal saber um pouco das formas de cobranças de honorários dos advogados e escritórios de advocacia?
Pode ser que o receio de saber quanto custa o serviço de um advogado tenha impedido alguém de consultar ou contratar um profissional. E a intenção aqui é ser transparente, deixar o leitor à vontade.
Então vamos lá:
A definição do valor cobrado pelo advogado leva em consideração vários aspectos. Qual é área do problema (cível, trabalhista, previdenciário, tributário, criminal, etc), o grau de especialização e o renome do advogado, o tempo de trabalho que a situação demandará, a realidade do mercado da cidade. Todos estes pontos – e alguns outros mais – influenciam diretamente na fixação dos honorários.
Veja que existe liberdade do advogado cobrar da maneira que entender correta. Existe uma tabela de honorários feita pela OAB – que sugere valores mínimos e não cobre todas as situações.
De uma maneira geral, é comum encontrar no mercado as seguintes formas de contratação:
Percentual do êxito: Quando é possível auferir um recebimento futuro para o cliente, como pro exemplo indenizações ou cobrança de valores, o contrato pode estabelecer que o advogado receba um percentual do que o cliente receber. O percentual também pode ser aplicado sobre o valor que o cliente economizou com a atuação do advogado.
Valor fixo: Determinadas situações não envolvem dinheiro diretamente, como em situações de direito de família. Neste tipo de situação, o advogado especifica o valor dos seus honorários.
Advocacia de partido: Esta modalidade de contratação é mais utilizada por pessoas jurídicas, empresas ou por alguma pessoa física que tenha muitos processos. Neste tipo de contratação é definido um valor mensal que será pago e em contrapartida o advogado cuidará dos processos e demais situações que o cliente precisar. Para empresas, normalmente é a melhor opção do ponto de
vista econômico.
Em síntese estas são as 3 formas de cobrança. Veja que é normal, também, uma mix da forma de cobrança – por exemplo, com a cobrança de um valor inicial mais um percentual do valor recebido ao final.
Ademais, hoje já é possível pagar honorários do seu advogado utilizando de cartão de crédito ou parcelamento no boleto. Veja que não há a obrigação de oferecer esta modalidade de pagamento, mas no Quirino e Paixão é possível utilizar destas formas de pagamento.
No mais, vale a regra geral para qualquer negócio: desconfie de ofertas milagrosas!
Qualquer dúvida entre em contato conosco! Será um prazer atendê-los (as)!