Estar com o nome “sujo” pode me atrapalhar em uma entrevista de emprego?
Em tempos difíceis como o que passamos, nome “sujo” e desemprego podem, infelizmente, andar juntos.
Que uma situação de desemprego pode levar o seu nome para o SPC ou SERASA isto ninguém duvida. Agora, estar com o nome nos cadastros de inadimplência pode ser um empecilho no momento da seleção de emprego?
Os processos seletivos estão cada vez mais rigorosos e há relatos de trabalhadores que foram recusados por conta do SPC ou Serasa.
Pois bem, com algumas raras exceções, é considerado ILEGAL uma empresa excluir um candidato do processo seletivo ou recusar sua admissão.
E a regra faz sentido. Afinal, negar emprego para um sujeito com “CPF sujo” somente aumentaria a dificuldade pela qual está passando, entrando em um looping de complicações: sem renda para limpar o nome, sem nome para obter renda.
Tradicionalmente a exceção é para bancários e instituições financeiras. A legislação realmente permite este critério para trabalhadores destes cargos.
Para quem passou por este tipo de discriminação, é possível questionar a postura do empregador em juízo. Contudo, é um processo de maior dificuldade, especialmente por conta das provas.
E ah! Sempre é bom lembrar que a inclusão do nome/CPF de alguém nos órgãos de proteção ao crédito – SPC e SERASA – é algo grave e com muitas repercussões. Assim, se seu nome está “sujo”, “CPF negativado”, veja o que pode ser feito.
São muitos os exemplos de pessoas que o nome foi parar no SPC indevidamente e, então, passam a ter direito à indenização.
No canal de youtube do escritório já postamos vídeos sobre problemas com SPC e Serasa (como este: https://www.youtube.com/watch?v=OAQ93XscFaQ&t=1s ).
Maiores dúvidas, estamos à disposição.
Equipe Quirino e Paixão Advogados